O meio – o individuo aprende num ambiente, o que este significa e como se deve exprimir dependendo do contexto de que a família faz parte e da sociedade em que está inserido.
Motivação – se o individuo estiver interessado por um determinado assunto, há uma atitude activa e empenhada no processo de aprendizagem.
Conhecimentos Anteriores – estes podem condicionar a aprendizagem, na medida em que há acontecimentos prévios ou bases que se não tivessem sido concretizadas, tornar-se-iam mais difíceis na aprendizagem.
Uma nova aprendizagem só acontece quando uma nova informação se relaciona com conhecimentos anteriores.
Experiências Passadas – situações vividas influenciam as atitudes face à aprendizagem, quer em relação aos conteúdos quer aos métodos utilizados.
Factores Sociais – o meio social, económico e cultural de origem do indivíduo influenciam, bastante, o processo de aprendizagem.
Os antecedentes culturais criam, muitas vezes, diferenças entre estes.
Expectativas dos familiares, dos professores e dos próprios indivíduos – a expectativa que os professores/familiares têm em relação ao individuo afectam o modo como interagem com eles, influenciam a auto-imagem dos indivíduos e o seu comportamento.
Idade – a idade é um factor importante que interfere na aprendizagem, pois a cada estádio de desenvolvimento intelectual corresponde uma capacidade específica, logo as metodologias educativas têm de estar em concordância com o nível etário e de desenvolvimento dos indivíduos.
Inteligência – O nível de inteligência de uma pessoa relaciona-se com a facilidade de aprender, pessoas com maiores capacidades intelectuais conseguem compor raciocínios mais elaborados.
Memória – os processos de aprendizagem estão ligados à memória. Só a memória nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente a situações presenciadas e proporcionar a possibilidade de projectar um futuro.
Podem dar exemplos de cada factor
ResponderEliminarMuito bom. Obrigado
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