Jean Piaget - Teorias (estágios)

Jean Piaget foi um epistemólogo suiço, nasceu em 1896 e morreu em 1980.

Este professor de Psicologia, ficou conhecido pela sua revolução epistemológica.

Durante a sua vida, Jean Piaget escreveu mais de cinquenta livros e mais de centenas de artigos.

Piaget dedicou-se ao estudo de crianças, percebendo as regularidades nas  respostas erradas, ao realizar testes de inteligência de Binet (desenvolvido por Alfred Binet), de crianças da mesma faixa etária.
Nesse estudo, Piaget lançou a hipótese de que o pensamento infantil é diferente do pensamento adulto.


Teoria Congitiva:

Criada para explicar o desenvolvimento cognitivo humano, dividindo-se em quatro estágios.


Sensório-Motor (de zero a dois anos):
Neste estágio, a criança sujeita-se a compreender tudo o que a rodeia, tanto a nível físico-motor como afectivo, tentando reproduzir actos comportamentais do meio em que está inserida, e criando uma relação com a pessoa mais próxima.
Aqui a criança adquire o controlo motor e aprende acerca dos objectos que estão à sua volta, por exemplo: "no Período Sensório-motor a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. Ela assimila que: se puxar a toalha da mesa, o pote de bolacha ficará mais próximo dela (conduta do suporte)." 

Pré-Operatório (de dois a sete anos):
Será um período em que a criança passa a agir de acordo com os actos repetitivos que visualiza, tentando teatralizar os mesmos, através de símbolos, jogos, desenhos e na própria linguagem.
Passa a reagir de acordo com o seu “eu”, com a sua intuição e com a sua própria teimosia, demonstrando indícios claros da construção da sua própria personalidade.
Os cinco aspectos mais importantes do pensamento neste estágio são:
Egocentrismo - incapazes de compreender outro ponto de vista sem ser o seu.
Dificuldades de transformação - existência apenas do presente, nao tendo consideração pelo passado nem prevendo o futuro.
Reversibilidade - incapazes de compreender um processo inverso ao observado. 
Centralização -incapazes de globalizar.
Não conservação - incapazes de compreender que a quantidade pode permanecer embora mude seu aspecto ou aparência mudem. Por exemplo, o que pesa mais, 1kg de algodão ou 1kg de ferro? a resposta normal é "1kg de ferro", mas 1 kg é um kg, o que muda é apenas o seu volume.

Operatório Concreto (de sete a doze anos):
Nesse estágio, a criança passa a ser menos egocêntrica, ao mesmo tempo que o seu pensamento se torna lógico e consegue antecipar o futuro e reconstruir o passado.
Compreende também que uma operação quando se transforma noutra não perde as suas capacidades iniciais.

Operatório Formal (por volta de doze anos):
Caracteriza-se pela inserção da criança no mundo dos adultos, com todos os problemas que daí resulta, por outro lado, é o período em que maneja o pensamento hipotético-dedutivo, passa a raciocinar sobre o que conhece ou o real, mas também sobre o possível, exigindo o manuseamento da lógica.